Pular para o conteúdo principal

Produce 48 ep 8 – A queda do império nipônico



No backstage as participantes estão nervosas e ansiosas para saber os resultados. Para cortar um pouco a tensão, mais uma vez elas recorrem as piadas ao se apresentarem.

                       

Terminada as apresentações somos informados que por conta da agenda, Miru e Sae não vão participar do anuncio dos rankings.

Lee Seung Gi adentra o palco e revela o número de votos: 27,5 milhões! Ou mais precisamente 27,553,709.

Mas antes de qualquer anuncio um VT entra em cena, mostrando qual nova tarefa as meninas vão enfrentar. Tarefa essa apresentada por Cheetah e que se chama “Avaliação de Conceito”. As participantes, separadas em grupos escolhidos pelos telespectadores, farão mais uma apresentação.

Então, antes de mais nada as músicas disponíveis, que são composições inéditas feitas por profissionais reconhecidos na indústria, cada uma de um gênero diferente. São elas:

1000% - Contemporary Girls Pop 
I Am - R&B Hip Hop
I Wish – New Jack Swing
Rumor – Moombathon/Trap
Rollin’ Rollin’ – Tropical Pop Dance

Para surpresa de todos o ultimo compositor a contribuir com o programa é Lee Dae Hwi do grupo Wanna One, a música é uma Pop Dance de título Lets Meet Again.

                       

Agora é que fica um pouco confuso, como eu sou refém das legendas foi isso que conseguiram me passar sobre os benefícios das ganhadoras. A primeira colocada de cada time ganha 130 mil votos, e a primeira colocada do time com o maior número de votos ganha mais 50 mil votos e suas colegas de time 20 mil.

Os times vão ser separados agora, e as meninas já vão começar os ensaios, porém como tudo isso está acontecendo antes da revelação dos rankings metade das participantes sequer vão ter a oportunidade de apresentar as canções.

Time 1 - Yu Min Young, Chiba Erii, Jang Won Young, Goto Moe, Shiroma Miru, Murakawa Bibian, Yamada Noe, Kim Na Young, Honda Hitomi, Kim Do Ah

Time 2 - Muto Tomu, Son Eun Chae, Lee Ga Eun, Heo Yun Jin, Lee Chae Yeon, An Yu Jin, Kojima Mako, Takahashi Juri, Park Min Ji, Choi Ye Na

Time 3 – Asai Nanami, Wang Yi Ren, Park Hae Yoon, Kim So Hee, Sato Minami, Kim Min Seo, Bae Eun Young, Aramaki Misaki, Takeuchi Miyu, Kang Hye Won

Time 4 - Kim Cho Yeon, Lee Si An, Kim Si Hyeon, Kwon Eun Bi, Shitao Miu, Murase Sae, Park Seo Young, Kim Hyun Ah, Ko Yu Jin, Han Cho Won

Time 5 - Iwatate Saho, Motomura Aoi, Yoon Hae Sol, Miyazaki Miho, Kim Su Yun, Cho Ka Hyeon, Nakanishi Chiyori, Lee Ha Eun, Wang Ke, Lee Yu Jeong.

Time 6 - Na Go Eun, Jo Yu Ri, Yabuki Nako, Kim Chae Won, Kim Min Ju, Jang Gyu Ri, Miyawaki Sakura

Mas mesmo já separados os times ainda não sabem quais as músicas terão que ensaiar, apenas chutes e um desejo unânime do time 5 de apresentar “1000%”. A revelação seguindo respectivamente a ordem dos times: Rollin’ Rollin’; I am; Lets Meet Again; Rumor; O time 5 pula de alegria ao descobrir que vai ensaiar 1000%; I wish.

A segunda parte do programa volta a mostrar mais uma vez a cansativa e repetitiva escolha das centers... Falando sério eu nem sei o porquê deles se preocuparem em mostrar isso. Metade, M-E-T-A-D-E, das meninas vão ser eliminadas, todas as formações vão mudar, qual o sentido de gastar tempo com coisa tão inútil? Honesta e sinceramente eu me recuso escrever sobre a mesma coisa pela enésima vez.

O mais importante aqui é que os times foram separados em dois grupos cada, dessa forma são duas centers ao invés de uma.

No time 1, Hitomi e Jong Won Young são as centers dos grupos. Enquanto Hitomi muito preocupada em receber críticas dos treinadores por causa da voz acaba sendo na realidade elogiada, ao seu lado Won Young mostra uma voz instável e Hong-Gi a adverte dizendo que a técnica que ela tenta forçar sem experiência pode ser confundida com um flerte (o termo traduzido foi “flirtatious” que tem uma conotação um pouco mais sexual, algo como “assanhada”, o que acaba sendo uma crítica ainda maior de Hong-Gi, já que a Young tem apenas 14 anos).

Quando chega o momento de mostrar a coreografia, mais problemas. As meninas ficam  estranhamente perdidas e parecem não ter decorado os passos. A razão disso é que Young mesmo não tendo a menor noção de como definir o posicionamento do grupo, tomou a responsabilidade da tarefa que se mostrou bem mais brutal do que ela esperava.

Agora mostrando o terceiro time, a personagem da vez é Minami que se mostra bem tímida diante da treinadora, essa por sua vez se volta ao grupo e pergunta se Minami é sempre introvertida e o grupo responde que sim, menos Hye Won que responde um sonoro “não!”. O time então explica que as duas desenvolveram uma amizade bem próxima e que Minami se sente bem confortável ao lado da colega coreana, um dos momentos mais fofos do programa até agora.

No meio da aula de dança de Choi Young-joon com o time 4, Yoon-Jeong faz um visita surpresa e é claro que não perde a chance de aterrorizar as meninas. Aliás não só as meninas, Choi Young se intimida tanto com a presença dela que acaba esquecendo a coreografia e tem que ser corrigido por suas alunas.

                       

Depois disso passam mais dois grupos mas sem nada de realmente interessante a não ser Chiyori conseguindo o vocal principal, ela tem bastante dificuldade no começo mas com a ajuda da treinadora que passa a ela alguns exercícios, gradualmente sua voz começa a melhorar.

                       

As participantes mesmo ainda sem ter conhecimento da votação começam a se despedir dos treinadores que emocionados dizem que esse é só o começo da carreira delas. 

                       

Começa o anuncio dos rankings que nessa primeira parte vai da 29º posição até a 13º. Assim como aconteceu anteriormente, a última menina a ser salva da eliminação será a última a ser anunciada.

13. Shiroma Miru (NMB48)
14. Wang Yi Ren (Yuehua Entertainment)
15. Kim Chae Won (Woollim Entertainment)
16. Choi Ye Na (Yuehua Entertainment)
17. Lee Chae Yeon (WM Entertainment)
18. Park Hae Yoon (FNC Entertainment)
19. Lee Si An (Stone Music Entertainment)
20. Takahashi Juri (AKB48)
21. Kim Na Young (Banana Culture Entertainment)
22. Shitao Miu (AKB48)
23. Kim Do Ah (FENT)
24. Kim Si Hyeon (Yuehua Entertainment)
25. Murase Sae (NMB48)
26. Jang Gyu Ri (Stone Music Entertainment)
27. Miyazaki Miho (AKB48)
28. Goto Moe (AKB48)
29. Na Go Eun (RBW)

Um pequeno corte e passam um VT com os melhores momentos das participantes nos vestiários.

                       

E já voltamos com os resultados, começa a revelação do Top 12:

5. Kwon Eun Bi (Woollim Entertainment)
6. Kim Min Ju (Urban Works Media)
7. Miyawaki Sakura (HKT48)
8. Lee Ga Eun (Pledis Entertainment)
9. Han Cho Won (Cube)
10. Jo Yu Ri (Stone Music Entertainment)
11. Heo Yun Jin (Pledis Entertainment)
12. Honda Hitomi (AKB48)

O programa faz mistério do top 4 e mostra no telão as quatro participantes que disputam, em teoria, o primeiro lugar.

Lembram da coleguinha da Minami a Hye Won? Quando seu rosto é mostrado no telão e descobre que faz parte do Top 4, ela comenta com  Seung Gi  “eu achava que tinha sido eliminada... Já estava combinado com a Minami de visitar ela no Japão.” Acho que a Minami não ficaria tão feliz como ficou com a colocação da colega nem se fosse ela mesma ali.

Assim ficou o top 4:

1. Jang Won Young (Starship Entertainment)
2. Yabuki Nako (HKT48)
3. Kang Hye Won (8D Creative)
4. An Yu Jin (Starship Entertainment)

Faltando apenas uma participante a ser salva da eliminação, o programa faz igual ao top 4 mas mostra o que podemos chamar de Bottom 4. São duas coreanas e duas japonesas (Erii e Miyu) e sem delongas é revelado que Takueuchi Miyu é a dona da última vaga. 

                       

Pra fechar, a usual despedida regada de lágrimas.

                       



Infelizmente, metade das japonesas foram eliminadas nessa fase da competição (apenas 1/3 das competidoras agora são do grupo 48), algumas que custamos a acreditar que não tenham conseguido número suficiente de votos para continuar, para desespero de seus fãs que se mostraram irritadíssimos com os resultados. Podemos citar principalmente Yamada Noe  e Chiba Erii, queridinhas desde o começo do programa mas que tiveram que voltar pra casa.

Eu realmente não sei como vai ser o programa daqui pra frente, em fóruns e até mesmo em muitos comentários no youtube várias pessoas ameaçam abandonar o programa e culpam principalmente a forma de como a Mnet divide a exposição das participantes, hora abusa no tempo de tela de uma menina especifica para no episódio seguinte fingir que ela não existe.

Eu sei que parte do fandom do G48 não gosta da ideia de qualquer umas das japonesas ter que deixar o grupo para promover outro, sendo esse de K-pop ainda por cima o que é uma afronta para os mais extremistas. Se continuar assim é provável que das 12 finalistas, apenas uma parcela ínfima seja de japonesas (talvez 2, 3 no máximo). Mais uma bola fora da AKS que superestimou suas integrantes, ou eles já estão mais que satisfeitos com a visibilidade que o grupo tem ganhado no último mês?

Sendo o que for, pelo menos pra nós fãs do AKB, o Produce 48 perde boa parte da sua atratividade. Ainda tem várias meninas para torcemos mas eu sinceramente esperava mais. Não nego que esse episódio deixou um gosto amargo.


resenhas anteriores:


 "Não recue ante nenhum pretexto, pois o mundo tentará de dissuadir."



escrito por: odonodorefúgio



Comentários

  1. Você confundiu a Soyou com a Bae Yoon-jeong, Soyou é a ex-integrante do grupo Sistar que atua como treinadora vocal, já a Bae Yoon-jeong é treinadora veterana de dança que coloca medo em todas as trainees.
    Eu discordo em partes pois, a maioria do público do Produce48 é coreano ou simpatizantes da onda Hallyu, e muitos deles acompanharam as temporadas posteriores e nem sabiam da existência do 48G, postanto, eu acredito que mesmo com a saída de todas as japonesas, o programa conseguiria se manter como as outras temporadas

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo aviso já arrumei o texto, é tanto nome que as vezes eu confundo tudo e todos.... Sobre andamento do programa é claro que ele tem forças para caminhar independente da situação (saída da Jurina é um exemplo, parecia um problema imensurável mas acabou sendo apenas uma desistência como qualquer outra), mas na minha opinião a grande particularidade do Produce 48 era a mistura proporcional de japonesas e coreanas mas agora que existe um predomínio de coreanas é mais provável acontecer injustiças, seja para o grupo dominante ou para com as japonesas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário